SCR

RESOLUÇÃO 3.658/2008 DO BANCO CENTRAL DO BRASIL

O que é SCR – Sistema de Informação de Crédito?
A sigla SCR significa “Sistema de Informações de Crédito” que é, na verdade, um banco de informações relativas às operações de crédito e suas garantias, quando aplicáveis, contratadas junto ao Banco Bonsucesso S.A., por contrapartes, sejam estas físicas ou jurídicas em conformidade com o regulamentado pelo Banco Central do Brasil.

Quais são as finalidades e usos das informações do SCR?
São utilizadas para que os interessados no Sistema Financeiro Nacional possam ter informações seguras de tal forma que possibilite o acompanhamento das operações de crédito perante as instituições financeiras. Cabe destacar que o acesso às informações é restrito ao cliente, contratante da operação de crédito e as Instituições Financeiras, desde que devidamente autorizadas pelo titular do crédito, no caso, o cliente.
O Banco Central do Brasil, como agente regulador do Sistema Financeiro Nacional, usa estas informações para acompanhar recursos depositados pelos clientes nas instituições financeiras e proteger o mercado como um todo. Na perspectiva das Instituições Financeiras, estas informações são úteis na medida em que são subsídios para estabelecimento das políticas de crédito e, consequentemente, das taxas de
juros praticadas. Quanto menor o risco da operação menor tende a ser a taxa de juros ofertada.

Como faço para consultar minhas informações?
Cabe destacar que o acesso é gratuito. O primeiro passo é se cadastrar, via internet, no Banco Central do Brasil e acessar seus dados cadastrados no SCR. Outra alternativa é obter relatórios com as informações desejadas diretamente na Central de Atendimento ao Público do Banco Central. Para tanto é necessário apresentação dos documentos exigidos.
Maiores esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone 0800 979 2345 ou pelo site http://www.bcb.gov.br/?SCR.

Como devo proceder caso sejam constatadas informações divergentes do SCR?
Solicite a retificação dos dados junto ao SAC do Banco Bonsucesso S.A. por meio do telefone 0800 7267404. Caso as informações obtidas não sejam satisfatórias, estas também podem ser obtidas junto a Central de Atendimento ao Público do Banco Central (levar identidade e CPF) ou pelo telefone 0800 979 2345.