Institucional

Banco Bonsucesso
Uma trajetória de Sucesso

 

O Banco Bonsucesso tem sua história pautada por sua atuação ética e comprometida com resultados e com a satisfação de seus clientes e parceiros. 

A trajetória do Banco está diretamente ligada à tradição da família Pentagna Guimarães no mercado financeiro, que fundou, na década 30, o Banco de Minas Gerais. Ao longo dos anos, a família também investiu na formação de uma rede de varejo de automóveis, que hoje se consolidou como o maior grupo automotivo do estado de Minas. Para dar suporte às vendas dos veículos, em 21 de novembro de 1992 nasceu a Bonsucesso Financeira, fruto da visão de seu fundador e CEO, Paulo Henrique Pentagna Guimarães, que tinha o objetivo de tornar a empresa uma referência no financiamento de veículos.

Após 5 anos de mercado, em janeiro de 1998, a Bonsucesso Financeira transformou-se em um banco múltiplo, de capital privado, o Banco Bonsucesso S.A., que passou a atuar em outros segmentos do mercado, notadamente o Crédito Consignado.

O Bonsucesso foi um dos pioneiros nesta modalidade de crédito, através de convênios com estados e municípios. O forte crescimento deste mercado, devido às leis de regulamentação em todas as esferas e ao seu diferencial em termos de custo e agilidade, deu ao Banco a oportunidade de ampliar sua atuação em outras regiões do país, por meio de uma bem estruturada rede de correspondentes bancários, presente em todo o território nacional. Em 2007, o Bonsucesso lançou uma plataforma de cartão de crédito consignado para servidores públicos, que permitiu que mais de 500 mil pessoas tivessem acesso a um cartão internacional. Ao longo dos anos, o Banco tambem desenvolveu diversas outras frentes de negócios, como empréstimos para empresas (Middle Market), compra de Precatórios, produtos estruturados de captação de Recursos e serviços de Cambio.

A excelência da gestão chamou a atenção do mercado e permitiu que novas parcerias se consolidassem. Em 2014, o Bonsucesso anunciou uma joint venture com o SantanderBrasil, para a formação de um novo Banco especializado em Crédito Consignado - Banco Olé Consignado. O objetivo desta parceria foi unir o conhecimento e a rede de relacionamento do Bonsucesso com a força e a solidez financeira do Santander. O Olé Consignado se tornou operacional na proporção 60% Santander e 40% Bonsucesso em fevereiro de 2015. Desde então, o Bonsucesso vem focando o desenvolvimento de novos negócios.

Em 2014, foi estruturada a Bonsucesso Asset, com o objetivo de fornecer consultoria de investimentos nos mercados nacional e internacional, de forma isenta e independente. Em 2015, a área internacional do Banco foi reforçada com a vinda de um time de profissionais com expertise de mais de 20 anos em câmbio, ampliando assim a oferta de produtos e serviços neste segmento. 

Hoje, o Bonsucesso avança no pujante mercado de Adquirência. Com estratégia diferenciada e parcerias já estruturadas, o Banco iniciou a atuação neste nicho, que permitirá o ingresso da instituição em novas operações de forma mais ágil e direcionada, aderente ao novo cenário das tecnologias em banking.

É assim que o Bonsucesso se movimenta, reinventando a sua atuação e acreditando que novos e rentáveis negócios são fruto de boas parcerias e de pessoas que “fazem acontecer”.